Softfocus

6º Meetup online — Do setor comercial para para o desenvolvimento

Compartilhando informações de vendedor que virou desenvolvedor Parte do Slide da apresentação Chegamos ao nosso último evento do ano! Foram seis meses de encontros, com assuntos diversos sobre gestão e…

Cultura

Compartilhar

Compartilhando informações de vendedor que virou desenvolvedor

Image for post

Parte do Slide da apresentação

Chegamos ao nosso último evento do ano! Foram seis meses de encontros, com assuntos diversos sobre gestão e desenvolvimento de software, mas podem ficar tranquilos, ano que vem tem mais. 0//

Agora vou contar como foi a talk que rolou neste mês de dezembro: o Tiago Oliveira, nosso super convidado da vez, é um curitibano que trabalha desde 2001 na área de software, possui experiências em vendas, implantação, integração, suporte e desenvolvimento, e é proprietário da empresa TC Software. Tiago nos contou grandes aprendizados desta passagem de vendedor para desenvolvedor, destacando a importância do relacionamento com o cliente.

Quando a Nota Fiscal do consumidor se tornou obrigatória, Tiago enxergou a oportunidade de desenvolver uma solução para pequenos negócios. No entanto, também existia um desafio nesta oportunidade. Em muitos casos, seria o primeiro computador do estabelecimento, além da maioria dos funcionários não terem (naquele momento) vivência com tecnologia, o que demandaria grande energia do suporte.

Em meio a isso tudo, aprendemos um grande exercício de empatia ao Tiago nos contar um case muito bacana de sua equipe: em uma dada implantação, as funcionárias que utilizariam o computador, nunca haviam mexido em um até então, tendo até mesmo dificuldades para manusear o mouse. Este seria um desafio e tanto, até que um membro da sua equipe teve a ideia de criar uma competição entre as funcionárias do estabelecimento, dizendo “Volto na semana que vem e quero ver quem vai fazer mais pontuação no Campo Minado”.
Sim… É isso mesmo! Sabe aquele jogo de Campo Minado que existia no Windows? Ele teve a grande sacada de usar isso para fazer com que as funcionárias aprendessem a manusear o mouse.

Na semana seguinte, o resultado: o uso do mouse já não era mais um problema para a implantação e agora havia duas funcionárias felizes com a competição e engajadas para o próximo desafio. Que exercício de empatia e de foco na experiência do usuário, não é mesmo?

E as histórias não pararam por aí…
Você não conseguiu participar dessa talk? Veja abaixo a nossa gravação:

Gravação do evento

E encerrando os nossos encontros de 2020, não poderia faltar aquele mimo para nossos participantes, não é mesmo? Com isso, mais uma vez tivemos a distribuição de descontos dos nossos amigos do aiqfome!

Em 2021 tem muito mais, então fique de olho nas nossas redes sociais para acompanhar os próximos eventos! Será um prazer ter você conosco! 😀

Se cuida! ❤