Softfocus

Agricultura e a Evolução Tecnológica

A agricultura sempre foi a base mais sólida e estável do mercado global, em função disso, a tecnologia para o setor tem avançado rapidamente nos últimos anos e os investimentos…

Agronegócio & Tecnologia

Compartilhar
agricultura-e-a-evolucao-tecnologica

A agricultura sempre foi a base mais sólida e estável do mercado global, em função disso, a tecnologia para o setor tem avançado rapidamente nos últimos anos e os investimentos tendem a crescer cada vez mais.

Afinal, hoje, a tecnologia está inserida em todo o processo produtivo da agricultura, desde a concepção de novas sementes até o recebimento de dados importantes sobre o cultivo.

A pré-produção da agricultura é a primeira fase da tecnologia inserida no setor. Cientistas de todos os cantos do mundo estão trabalhando para desenvolver cultivares geneticamente modificadas, conhecidas popularmente como sementes transgênicas.

Foi na década de 90 que essa tecnologia começou a ser mais difundida no Brasil, impulsionada por uma mudança de legislação, flexibilizando sua pesquisa e utilização.

Essa é uma fase importante, pois envolve um grande esforço científico de diversas áreas, todos unidos e focados no crescimento do agronegócio mundial.

Seguindo o processo, é na fase da produção onde podemos ver a tecnologia sendo usada diretamente no campo.

Desde o plantio até a colheita, já podemos contar com sistemas de automação e recursos que são capazes de aumentar a produtividade e a previsibilidade da produção, como o uso de drones para mapeamento e identificação de pragas, sem falar nos maquinários cada vez mais tecnológicos, com piloto automático, sistemas super avançados de navegação compatíveis com dispositivos inteligentes, como smartphones e tablets.

Já no momento da pós-produção, a análise de dados é a essência do negócio e o uso de softwares para identificar os problemas e os acertos da produção, mantendo tudo sob rigoroso controle, tem sido fundamental nesse processo.

E, saindo do campo, também podemos observar as empresas de escoamento de produção valendo-se intensamente da tecnologia para entregar o melhor produto para o mercado.

Os benefícios da tecnologia da agricultura são incontáveis e muitos deles só são observados na prática, entretanto, os principais são:

  • Alto desempenho de produção;
  • Precisão no plantio e colheita;
  • Menos riscos de perdas;
  • Maior qualidade do produto;
  • Agilidade;
  • Acesso a dados completos.

Essas são apenas algumas fases em que a tecnologia está inserida no setor da agricultura. Ainda existem softwares de gestão, estoque e faturamento, além de sistemas que impactam indiretamente o setor, como o de acesso ao crédito, por exemplo.

A tecnologia vem transformando até os processos mais tradicionais e robustos em nossa cultura, certamente para melhor.

[wpforms id=”2004″]