Softfocus

Automatização de processos como aliado das Instituições Financeiras

Quem nunca ouviu aquela máxima de que “tempo é dinheiro”? Ela define muito bem o que é a automatização de processos dentro das empresas, principalmente de instituições bancárias e financeiras.…

Dicas, Negócios & Tecnologia

Compartilhar

Quem nunca ouviu aquela máxima de que “tempo é dinheiro”? Ela define muito bem o que é a automatização de processos dentro das empresas, principalmente de instituições bancárias e financeiras.

 

Mas você sabe o que é automatização de processos?

 

Toda empresa possui processos que precisam ser seguidos para que uma tarefa e/ou objetivo seja cumprido com excelência. A automatização nada mais é do que o uso da tecnologia a favor desses objetivos e do bem da corporação. Ao decidir usar a tecnologia em prol da otimização de processos internos, começa uma lista enorme de benefícios para empresa e indiretamente para o cliente final.

 

O uso da automação no nosso dia a dia

 

As instituições bancárias vem automatizando os seus processos ano após ano. Se você tem pouco mais de 40 anos de idade, você possivelmente deve ter vivido a automação dentro de uma instituição financeira. Primeiro, era tudo de forma manual, demorava dias e até meses para execução de algo que hoje é feito em poucos minutos.

 

O internet banking é a maior prova de automação de processos dentro de uma instituição financeira: facilitou a vida do cliente, economiza dinheiro com a contratação de pessoal e ainda elimina custos dentros das agências, além de deixar o cliente muito mais satisfeito com a agilidade e facilidade de ter acesso aos seus dados bancários, bem como à produtos da própria instituição.

 

Benefícios de automatizar os processos

 

Aqui vamos destacar os principais benefícios em automatizar um processo dentro de uma instituição financeira, ou de qualquer outra empresa que queira melhorar e evoluir por meio da tecnologia.

 

  1. Economia de recursos

 

Somente o fato de você automatizar um processo, você estará economizando tempo de execução de uma tarefa, e diminuindo o número de possíveis falhas, uma vez que o sistema poderá evitar que erros aconteçam. Desta forma o ciclo é óbvio: menos tempo, menos erro, mais economia, afinal sobra mais tempo para execução de outras tarefas.

 

  1. Aumento de produtividade

 

A melhora da produtividade fica evidente com a automação dos processos. Ao automatizar um processo com soluções ágeis, o colaborador tem mais tempo para se dedicar ao que realmente importa, como ir em busca de novos clientes ou criação de novos produtos dentro da instituição.

 

  1. Inovação constante

 

Com a cultura da automatização de processos, a empresa cria uma cultura de inovação, sempre trazendo e colaborando com novidades tecnológicas que possam evoluir não somente com a instituição financeira, mas também com os colaboradores e clientes.

 

  1. Unificação de departamentos

 

Um dos principais benefícios é a integração entre todos os departamentos de uma mesma empresa. Isso faz com que informações não se percam, evitando falhas de comunicação e trazendo agilidade na execução de diversas tarefas internas.

 

Quando uma empresa opta por automatizar os processos, ela opta por trazer um atendimento muito mais inteligente e ágil para o seu cliente final, afinal quem sai ganhando é o seu consumidor, que não só satisfeito, sairá falando muito bem de sua empresa.

 

Automatizar um processo é tarefa para um time de especialistas que entendem os problemas do cliente e conseguem traduzir em soluções altamente assertivas. A Softfocus possui know how e um time de especialistas pronto para entender a sua dor, e automatizá-la. 

[wpforms id=”2615″]