Softfocus

Case de Sucesso: Cresol Baser

A colaboração entre a Softfocus e a Cresol começou há mais de uma década. De lá para cá, dezenas de soluções foram criadas e aperfeiçoadas para atender um dos setores…

Crédito Rural & Negócios

Compartilhar

A colaboração entre a Softfocus e a Cresol começou há mais de uma década. De lá para cá, dezenas de soluções foram criadas e aperfeiçoadas para atender um dos setores mais pujantes da economia brasileira: o agronegócio.

Assim, através de um outsourcing de TI, os dois empreendimentos se uniram para otimizar a prestação de serviços e o atendimento aos cooperados, através de recursos criados especificamente para lidar com os problemas identificados tanto pela cooperativa quanto pela nossa equipe.

Como resultado, a Cresol conta hoje com uma velocidade para liberação de crédito cerca de 95% mais rápida, além de uma transmissão de dados mais segura e padronizada.

Para entender melhor como tudo isso aconteceu, continue a leitura e confira com a gente como foi construída essa parceria de sucesso!

O início da parceria entre as empresas

A Cresol é um sistema de cooperativas de crédito que foi criado em meados dos anos de 1990 na região sudoeste do Paraná, a partir da idealização de um grupo de agricultores que enxergavam a necessidade de uma instituição voltada para o atendimento de suas demandas.

Assim, após a abertura de sua primeira cooperativa, em 1996, a Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária passou a fornecer diversos serviços voltados ao trabalhador do campo: conta corrente, poupança, talão de cheques e acesso a crédito. 

Com o sucesso de sua primeira operação, a Cresol passou a crescer e a expandir os seus negócios para outras regiões do Paraná, bem como para outros estados brasileiros. Contudo, dois pontos eram cruciais para que expansão ocorresse:

  • melhorar a gestão de dados;
  • acelerar os processos para obtenção de crédito.

Dessa maneira, para uma cooperativa de crédito que já estava bem estabelecida como instituição financeira no Brasil, mas que tinha o desafio de crescer a operação de crédito rural, uma solução de tecnologia era indispensável.

Foi diante dessa situação, em 2009, que uma equipe da Cresol procurou a Softfocus. À época, uma empresa que estava dentro da incubadora da UTFPR, porém que já se encaminhava para se tornar uma fintech robusta e de credibilidade.

As soluções da Softfocus

Inicialmente, a busca por uma empresa de tecnologia foi feita com o objetivo de receberem uma consultoria para que a equipe interna pudesse desenvolver as soluções. 

Entretanto, com a dedicação da Softfocus em compreender as necessidades da instituição financeira, bem como do universo do agronegócio, as informações transmitidas eram cada vez mais assertivas e de alta qualidade. 

Desse modo, a Cresol desistiu de desenvolver internamente as soluções e viu que estava no outsourcing a sua possibilidade de crescimento. A partir de então, essa parceria começou a produzir resultados positivos.

O primeiro ponto era organizar as informações que iam das cooperativas para a central. Como não havia um padrão e cada processo era realizado manualmente pelos colaboradores, encontravam-se enormes desafios para que tudo fosse organizado e, principalmente, para que houvesse agilidade.

Por essa razão, a Softfocus passou a participar da parte operacional da instituição e a investir em conhecimento, através de especialistas que vivenciavam a realidade do agronegócio diariamente. 

Como resultado, surgiu o CresolCred, um software desenvolvido a partir das necessidades específicas da cooperativa e que é utilizado em todas as filiais. Com essa solução da Softfocus, que é atualizada constantemente, foi possível:

  • padronizar as informações;
  • reforçar a segurança dos dados;
  • automatizar processos operacionais; e
  • reduzir o tempo para liberação de crédito.

Nas palavras de Marcos Olair Kempf, Gerente da Carteira de Crédito Oficial da Cresol, “antes da Softfocus nós levávamos em torno de 70 dias para liberar um crédito para os cooperados. No início da Softfocus, baixou para 45, o que já foi uma velocidade gigante. Com o passar dos anos, tanto a Cresol quanto a Softfocus aprendendo em parceria com as instituições nas quais a gente busca o funding, nós chegamos ao auge, 15 dias tanto para custeio como para investimento. Em 2016, a gente conseguiu reduzir isso para no máximo 4 dias”.

Dessa maneira, as soluções desenvolvidas pela Softfocus para a Cresol solucionaram, mais do que as necessidades da instituição, uma demanda dos próprios cooperados, que hoje contam com serviços mais ágeis e seguros.

Resultados de sucesso impactam no crescimento

Com um prazo máximo para a liberação de crédito rural reduzido em cerca de 95%, com informações padronizadas em um sistema seguro e dentro das normas de proteção de dados, a Cresol compartilha com a Softfocus grande parte de suas conquistas.

Atualmente, a Cresol possui mais de 600 mil cooperados em todo o território nacional, além de contar com agências em 17 estados. Ademais, conta com um crescimento no crédito rural de 40% ao ano, além de um crescimento geral de 28%. 

São resultados como esses que fazem a Softfocus ser reconhecida como “um braço da Cresol que atende a todas as nossas necessidades de uma forma eficiente ao extremo”, como ressalta Marcos Olair Kempf.

Portanto, através de um outsourcing realizado como uma ação de estratégia de crescimento, as inovações desenvolvidas pela Softfocus para a Cresol se tornaram esse grande case de sucesso.

Confira mais nos vídeos a baixo!

 

 

 

[wpforms id=”2725″]