O ciclo de contratação de crédito rural: como a automação pode ajudar a simplificar o processo
Toda captação de crédito rural, por qualquer instituição financeira, obedece um ciclo para a obtenção dos valores. Este ciclo começa na escolha da melhor linha de crédito, passando pela documentação,…
Agronegócio, Inovação & Tecnologia

Toda captação de crédito rural, por qualquer instituição financeira, obedece um ciclo para a obtenção dos valores.
Este ciclo começa na escolha da melhor linha de crédito, passando pela documentação, posteriormente pela análise e finalizando com o aceite ou recusa por parte da Instituição Financeira.
PASSO 1 – ANALISANDO AS MELHORES LINHAS DE CRÉDITO
Antes de sair à procura do crédito, é muito importante entender qual o motivo pelo qual você precisa deste dinheiro.
Após determinar exatamente sua finalidade, é hora de analisar e escolher as melhores linhas de créditos para suprir sua demanda junto às instituições financeiras e/ou fomentadoras de créditos.
Existem diversos tipos de créditos disponíveis no mercado e cada um se aplica de acordo com a sua necessidade. Hoje, os mais requisitados são o crédito para custeio, investimento e comercialização:
- Crédito rural de custeio agrícola:
É destinado para o pagamento de despesas das atividades de produção rural.
- Crédito rural de investimento:
Financiamento voltado para o crescimento do produtor rural e seu negócio através de construções e benfeitorias na propriedade, compra de maquinário ou equipamentos, proteção ou recuperação de solo, entre outras diversas possibilidades.
- O crédito rural de comercialização:
Crédito que garante ao produtor rural e às cooperativas os recursos necessários para a manutenção econômica e giro de mercado.
Cada instituição trabalha com taxas de juros e prazos de acordo com suas regras, porém, essas devem estar sempre muito bem alinhadas com as diretrizes do Banco Central.
Importante: conte com o apoio de especialistas para te auxiliar a escolher a melhor linha de crédito para a sua necessidade.
PASSO 2 – JUNTANDO A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Cada instituição também possui suas próprias regras e diretrizes para coleta e análise de documentos, sendo cada uma responsável por sinalizar aos seus clientes quais serão os documentos necessários para a obtenção do crédito.
Existem, de forma geral, alguns documentos que são padrões e sempre serão solicitados quando uma requisição de crédito é realizada.
Entre eles:
- Documentos Pessoais, como RG e CPF;
- Certidões de Casamento ou Nascimento;
- Comprovante de Renda;
- Comprovante de que é produtor rural;
- Documentos da propriedade rural;
- Documento de aptidão ao PRONAF para Pequenos Produtores;
- O ITR (Imposto Territorial Rural) e o CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural);
- Licenças Ambientais.
- Projeto Técnico
Como já dito anteriormente, nem todas as instituições financeiras levam à risca a solicitação de todos os documentos, por isso, é importante verificar com o seu gerente o que é de fato necessário, para que não falte nenhum documento e isso gere atrasos ou barre sua solicitação.
PASSO 3 – OBTENÇÃO DO CRÉDITO
A obtenção do crédito é o passo mais importante e, dependendo da instituição, pode ser o mais demorado ou o mais rápido. O tempo desse procedimento é determinado pela utilização ou não de uma automação eficiente.
A partir da entrega da documentação, tudo passará por um departamento de análise, que avaliará a viabilidade de emprestar ou não dinheiro para o produtor rural.
Em algumas instituições isso poderá levar vários dias e até mesmo semanas, uma vez que a análise é feita toda de forma humana e analógica, sem contar com grande apoio tecnológico.
Já outras instituições contam com o apoio de empresas de softwares especialistas em facilitar e deixar esse processo muito mais tecnológico e eficaz, fazendo com que o produtor rural tenha acesso ao crédito de forma muita mais rápida e possa fazer a economia girar com agilidade.
Empresas como a Softfocus, contam com a inteligência do mercado financeiro, do setor agro e com um time especialista com o principal objetivo de facilitar esse acesso, trazendo tecnologia com segurança e garantia às instituições financeiras de uma automação com conexão de dados otimizados e seguros.
Uma instituição financeira com o apoio da Softfocus tem muito mais chance de captar crédito, conquistar clientes com mais facilidade e fazer parte do ciclo da economia, contribuindo para o crescimento do Brasil!
[wpforms id=”2588″]