Softfocus

O ciclo de contratação de crédito rural: como a automação pode ajudar a simplificar o processo

Toda captação de crédito rural, por qualquer instituição financeira, obedece um ciclo para a obtenção dos valores.  Este ciclo começa na escolha da melhor linha de crédito, passando pela documentação,…

Agronegócio, Inovação & Tecnologia

Compartilhar

Toda captação de crédito rural, por qualquer instituição financeira, obedece um ciclo para a obtenção dos valores. 

Este ciclo começa na escolha da melhor linha de crédito, passando pela documentação, posteriormente pela análise e finalizando com o aceite ou recusa por parte da Instituição Financeira.

PASSO 1 – ANALISANDO AS MELHORES LINHAS DE CRÉDITO

Antes de sair à procura do crédito, é muito importante entender qual o motivo pelo qual você precisa deste dinheiro.

Após determinar exatamente sua finalidade, é hora de analisar e escolher as melhores linhas de créditos para suprir sua demanda junto às instituições financeiras e/ou fomentadoras de créditos. 

Existem diversos tipos de créditos disponíveis no mercado e cada um se aplica de acordo com a sua necessidade. Hoje, os mais requisitados são o crédito para custeio, investimento e comercialização:

  • Crédito rural de custeio agrícola:

É destinado para o pagamento de despesas das atividades de produção rural. 

  • Crédito rural de investimento:

Financiamento voltado para o crescimento do produtor rural e seu negócio através de construções e benfeitorias na propriedade, compra de maquinário ou equipamentos, proteção  ou recuperação de solo, entre outras diversas possibilidades.

  • O crédito rural de comercialização:

Crédito que garante ao produtor rural e às cooperativas os recursos necessários para a manutenção econômica e giro de mercado.

Cada instituição trabalha com taxas de juros e prazos de acordo com suas regras, porém, essas devem estar sempre muito bem alinhadas com as diretrizes do Banco Central.

Importante: conte com o apoio de especialistas para te auxiliar a escolher a melhor linha de crédito para a sua necessidade.

PASSO 2 – JUNTANDO A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Cada instituição também possui suas próprias regras e diretrizes para coleta e análise de documentos, sendo cada uma responsável por sinalizar aos seus clientes quais serão os documentos necessários para a obtenção do crédito.

Existem, de forma geral, alguns documentos que são padrões e sempre serão solicitados quando uma requisição de crédito é realizada. 

Entre eles:

  • Documentos Pessoais, como RG e CPF;
  • Certidões de Casamento ou Nascimento;
  • Comprovante de Renda;
  • Comprovante de que é produtor rural;
  • Documentos da propriedade rural;
  • Documento de aptidão ao PRONAF para Pequenos Produtores;
  • O ITR (Imposto Territorial Rural) e o CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural);
  • Licenças Ambientais.
  • Projeto Técnico

Como já dito anteriormente, nem todas as instituições financeiras levam à risca a solicitação de todos os documentos, por isso, é importante verificar com o seu gerente o que é de fato necessário, para que não falte nenhum documento e isso gere atrasos ou barre sua solicitação.

PASSO 3 – OBTENÇÃO DO CRÉDITO

A obtenção do crédito é o passo mais importante e, dependendo da instituição, pode ser o mais demorado ou o mais rápido. O tempo desse procedimento é determinado pela utilização ou não de uma automação eficiente.

A partir da entrega da documentação, tudo passará por um departamento de análise, que avaliará a viabilidade de emprestar ou não dinheiro para o produtor rural.

Em algumas instituições isso poderá levar vários dias e até mesmo semanas, uma vez que a análise é feita toda de forma humana e analógica, sem contar com grande apoio tecnológico.

Já outras instituições contam com o apoio de empresas de softwares especialistas em facilitar e deixar esse processo muito mais tecnológico e eficaz, fazendo com que o produtor rural tenha acesso ao crédito de forma muita mais rápida e possa fazer a economia girar com agilidade.

Empresas como a Softfocus, contam com a inteligência do mercado financeiro, do setor agro e com um time especialista com o principal objetivo de facilitar esse acesso, trazendo tecnologia com segurança e garantia às instituições financeiras de uma automação com conexão de dados otimizados e seguros. 

Uma instituição financeira com o apoio da Softfocus tem muito mais chance de captar crédito, conquistar clientes com mais facilidade e fazer parte do ciclo da economia, contribuindo para o crescimento do Brasil!

 

[wpforms id=”2588″]