Softfocus

Parece mentira, mas é a pura verdade

Hoje está todo mundo liberado para fazer o que quiser na empresa! Já não é novidade que estamos aplicando na Softfocus diversas técnicas de Management 3.0, observando, medindo e divulgando os…

Cultura

Compartilhar

Hoje está todo mundo liberado para fazer o que quiser na empresa!

Já não é novidade que estamos aplicando na Softfocus diversas técnicas de Management 3.0, observando, medindo e divulgando os resultados de nossos experimentos e do impacto positivo que eles tem causado em nossa organização.

Hoje (sim no dia da mentira), mais um experimento está sendo testado:

Um dia inteiro dedicado a realizar uma atividade diferente da que cada um aqui esteja habituado a fazer. Isso para libertar ainda mais a criatividade e também a iniciativa de realizar algo simplesmente diferente. Talvez tirar da gaveta aquele projeto pessoal ou profissional, talvez praticar um novo conhecimento, aprender sobre uma nova tecnologia ou ferramenta. Enfim focar em fazer algo novo, de forma diferente e que muitas vezes dificilmente encontramos tempo para isso, deixando tal feito de lado.

Não há imposição de nada e o que temos visto até então é uma forte adesão à ideia. Em uma breve conversa matinal, entre um gole e outro de café, logo surgiu a exposição de um problema técnico a ser resolvido até o final do dia (desafiador!) e rapidamente times foram formados com o propósito de criar uma solução para o problema usando diferentes tecnologias (muitas delas totalmente desconhecidas da maioria). Isso mesmo você já deve ter adivinhado, eis que surge no dia de hoje, livre para experimentos, o Hackathon Softfocus.

Durante todo o dia os times formados tentarão buscar soluções alternativas para o mesmo problema. Mas muito mais importante do que entregar uma solução é gerar conhecimento sobre o que foi feito através de uma nova abordagem, e discutir isso com todo o time. É assim que novas ideias vão surgindo e aos poucos mudanças significativas possam ser incorporadas aos sistemas legados ou usadas para novos projetos.

Teremos essa iniciativa a cada 2 ou 3 meses, não necessariamente realizando sempre hackathons, vamos ver o que o time deve pensar para os próximos…