Softfocus

4 dicas essenciais para melhorar a produtividade da equipe

Um dos maiores desafios em uma empresa é manter a produtividade da equipe no ambiente de trabalho. Com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas passaram a trabalhar de forma híbrida,…

Dicas

Compartilhar

Um dos maiores desafios em uma empresa é manter a produtividade da equipe no ambiente de trabalho. Com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas passaram a trabalhar de forma híbrida, adotando o modelo de trabalho remoto, o “home office”, e a preocupação em manter o desempenho das equipes aumentou…

Os principais problemas do trabalho remoto são encontrar as melhores soluções tecnológicas para otimizar o trabalho em equipe e garantir uma gestão integrada e humanizada, minimizar o distanciamento entre os profissionais e a falta de motivação. Bem, mas como fazer isso em meio a tantos desafios? Neste artigo te daremos algumas dicas de como promover isso na sua empresa. Confira!

Primeiramente, para melhorar o desempenho das suas equipes é preciso pensar na eficiência operacional, e a organização é uma peça chave neste processo! Por isso, é importante focar na criação de um ambiente produtivo e organizado para maximizar o rendimento dos seus colaboradores e melhorar os resultados da sua empresa.  

Pensando no trabalho remoto de equipes, o uso de algumas ferramentas podem facilitar o trabalho, aumentando a produtividade e mantendo a integração dos colaboradores. O Google Workspace, ferramenta do Google, surge com essa proposta e integra recursos do serviço de nuvem e os programas Docs, Agenda, Chat e Meet com o Gmail, permitindo que os funcionários de uma mesma empresa possam trabalhar em uma apresentação, planilha ou texto, de forma simultânea e ainda compartilhando suas ideias na sala de bate-papo e conferência de vídeo. Essa ferramenta tem sido fundamental para o bom desempenho da Softfocus, e com o uso do Meet, fica mais fácil de realizar nossas reuniões diárias e eventos mensais com toda a equipe!

 

Planejamento e metas individuais aumenta a produtividade em equipe

 

A etapa de planejamento é essencial na gestão de uma empresa, é ela que mantém os processos em ordem e faz sua empresa se destacar. 

Para melhorar o planejamento, além das metas para as equipes, estabeleça metas individuais mensais ou semanais para os seus colaboradores. Isso manterá todos engajados e, com uma boa organização, ficará mais fácil cumprir prazos e aumentar a produtividade da equipe!

 

Dê prioridade para as tarefas mais importantes em sua equipe

 

Foque nas tarefas mais importantes, não apenas naquelas mais urgentes – pois nem sempre são as mais importantes. Aprenda a distinguir o que é importante daquilo que é urgente

Enquanto as atividades mais importantes são aquelas que exigem planejamento e tempo para execução, as tarefas urgentes, por sua vez, necessitam atenção imediata e devem ser concluídas em prazos mais curtos. Perceba que a importância que se dá ao urgente é focado apenas no prazo de entrega e nada mais!

 

Para te auxiliar a focar nas tarefas mais importantes, o uso de um organizador de tarefas, como o Trello, é muito útil! O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos que ajuda muito, inclusive no trabalho remoto. Essa ferramenta funciona muito bem para listar e ordenar as tarefas de uma equipe e especificar prazos para entrega de resultados, e além de aumentar a produtividade, deixa a gestão mais fluida, dinâmica e intuitiva!

 

Invista em ferramentas e tecnologias específicas

 

O uso de ferramentas e tecnologias são muito úteis para melhorar a produtividade. Invista em tecnologias específicas para o seu negócio. Softwares, aplicativos para web, smartphones, computadores, tablets… Essas soluções ajudam sua equipe a:

* automatizar parte dos processos;

* organizar e centralizar as atividades;

* reduzir os retrabalhos;

* melhorar os tempos de execução.

 

Ser multitarefa melhora o desempenho da equipe?

 

Muitos acreditam que trabalhar em várias tarefas ao mesmo tempo é sinônimo de um bom desempenho, porém, na prática não é isso que acontece!

Essa abordagem é muito prejudicial para quem quer aumentar a produtividade no ambiente de trabalho, pois na maioria das vezes entrega-se quantidade e não qualidade. Vale lembrar que ser produtivo não é melhorar a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas sim organizar melhor o tempo para que o foco esteja naquilo que é mais importante

Por isso, fuja da abordagem multitarefas e oriente sua equipe para executar as tarefas de forma individual até terminá-las, assim é possível manter o foco em uma atividade de cada vez e até mesmo agilizar as entregas.

Pensando nisso, o uso do método pomodoro pode ser muito eficaz! Essa técnica consiste em melhorar a administração do tempo e a eficiência, dividindo o fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa e períodos de descanso. Isso melhora a agilidade do cérebro e estimula o foco.

 

E aí, como anda a produtividade na sua empresa? 

 

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre como melhorar a produtividade da sua equipe e que consiga aplicar nossas dicas com seus colaboradores. Para ficar por dentro dos nossos conteúdos, continue nos acompanhando nas redes sociais!

 

[wpforms id=”1747″]