Softfocus

Score de crédito: como essa tecnologia pode ajudar sua Instituição Financeira?

Apesar de ser um produto lucrativo para a maioria das Instituições Financeiras, conceder crédito é, antes de tudo, assumir riscos. Sendo assim, prezar por dispositivos que promovam maior segurança é…

Sem categoria

Compartilhar

Apesar de ser um produto lucrativo para a maioria das Instituições Financeiras, conceder crédito é, antes de tudo, assumir riscos.

Sendo assim, prezar por dispositivos que promovam maior segurança é indispensável. Especialmente em períodos de instabilidade econômica, no qual o número de inadimplência só aumenta.

Por isso, o score de crédito é um importante aliado para a realização de análises de riscos antes de fechar um negócio.

Se você quer saber como funciona essa tecnologia e como ela pode ajudar na saúde financeira de qualquer instituição, separamos as principais informações para você. Acompanhe!

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma ferramenta estatística que sugere o quanto uma pessoa apresenta risco de se tornar inadimplente.

De forma geral, essa ferramenta analisa o histórico financeiro de uma pessoa, gerando uma pontuação que, comumente, vai de zero a 1000. 

Dessa maneira, quanto maior o número de pontos obtidos menores são os riscos de inadimplência, confira:

  • 0 – 300: alto risco;
  • 300 – 700: médio risco;
  • 700 – 1000: baixo risco.

Dentre os dados analisados para fins de pontuação, destacam-se as dívidas negativadas, as solicitações de crédito e os pagamentos em dia.

Contudo, é importante frisar que o score não costuma ser utilizado como parâmetro isolado para a concessão ou não de crédito para um cliente.

Sendo assim, embora essa tecnologia tenha grande relevância na operação, é importante que ela esteja aliada aos demais critérios que compõem a política de crédito da instituição.

Como o score de crédito contribui com as Instituições Financeiras?

Como já dito, a concessão de crédito é um risco assumido para qualquer instituição financeira

Isso não significa que esse produto seja prejudicial, pelo contrário, é indiscutível que a sua participação nas receitas é fundamental.

Contudo, o alerta que se faz é para que exista um controle rígido em relação à política de crédito. Essa ação é essencial para evitar um número volumoso de inadimplência.

Quando a quantia de devedores é alta, diversos entraves passam a fazer parte do cotidiano da organização, os quais podem levar a situações mais delicadas.

Nesse contexto, as contas não recebidas refletem em um planejamento financeiro descompassado. Isso porque, como o tempo médio de recebimento acaba se tornando maior, as previsões orçamentárias ficam prejudicadas, provocando necessidade de aumento do capital de giro para equilibrar as contas.

Dessa forma, a instituição passa a ter que arcar com os custos que seriam suprimidos através dos pagamentos dos devedores inadimplentes. 

A longo prazo, se não houver nenhuma forma de controle, essa situação tende a se tornar cada vez mais complexa, levando a sérios problemas de saúde financeira.

Por essa razão, contar com um score de crédito como ferramenta de auxílio no momento da análise de crédito é tão importante.

Com a implementação desse dispositivo, a busca por negócios que apresentem menores riscos se torna facilitada. 

Como o score é produzido a partir da análise de diversos dados que revelam o comportamento do consumidor, a Instituição Financeira pode analisar cada caso com maior clareza para a tomada de decisão.

Como as soluções da Softfocus podem contribuir para a redução de riscos?

Com o que vimos até aqui, resta claro que a concessão de créditos deve ser aprovada com muita cautela.

Saber estabelecer limites adequados para cada cliente, criar condições de garantia e saber o momento de não fechar negócio são algumas das ações essenciais quando se trata de prevenção da inadimplência.

Por essa razão, a Softfocus apresenta soluções de inteligência de dados que contribuem para a elaboração do perfil de risco de cada negócio que está para ser fechado.

Uma dessas soluções é o Validagro, uma inovação que agiliza os processos em diferentes fluxos de operações de crédito. 

Elaborado inicialmente para a análise de risco do crédito rural, esse software pode ser incorporado a diversos tipos de sistemas, o que o faz se adaptar às demais modalidades de operação.

Com o Validagro é possível:

  • agilizar as consultas e validações de dados em tempo real;
  • fazer validações através de diversas fontes, proporcionando informações mais completas;
  • contar com um sistema totalmente seguro no registro de informações, e aderente às normas da LGPD;
  • otimizar o tempo através de processos automatizados e a prova de falha humana.

Além disso, a solução apresenta diferenciais relevantes em sua proposta:

  • Inteligência de dados que reduzem os riscos em operações de crédito;
  • Liberdade de escolha, você só paga pelo que realmente usa;
  • Tratamento automático de falhas nas fontes de dados;
  • Sem duplicidade de cobrança em consultas repetidas no mesmo mês;
  • Consultas podem ser assíncronas, removendo impedimentos em seu fluxo operacional.

Dessa maneira, a análise de riscos de sua Instituição Financeira se torna mais precisa, confiável e ágil.

Ainda mais, a necessidade constante de adequação às normativas do Banco Central deixam de ser uma preocupação de sua Instituição Financeira. Isso porque as atualizações são feitas por especialistas de forma rápida e eficiente.

Portanto, como vimos até aqui, incluir um score de crédito a partir do qual seja possível estabelecer um perfil de cada potencial cliente é um passo obrigatório para garantir maior segurança para o seu negócio.

Por isso, entre em contato com a nossa equipe para conhecer as nossas soluções e passe a reduzir os seus riscos agora mesmo. 

 

[wpforms id=”2781″]