Febraban Tech 2024: Uma jornada responsável na nova economia da IA

A Softfocus acompanhou de perto o Febraban Tech 2024, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, que chegou à sua 34ª edição. Realizado entre os dias 25 e 27 de junho de 2024, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, o evento destacou-se como um marco no calendário de tecnologia e finanças do Brasil.

Com o tema central “A jornada responsável na nova Economia da IA”, o Febraban Tech 2024 reuniu lideranças dos setores financeiro, tecnológico, sustentável, agropecuário e de diversas áreas interessadas em inovação. A preocupação com o uso responsável de novos recursos e avanços da inteligência artificial (IA) foi um dos focos principais, refletindo a importância crescente da tecnologia no setor financeiro e na economia em geral.

O evento foi um sucesso absoluto, recebendo 55 mil visitantes ao longo de três dias, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. A Softfocus compartilhou diariamente insights, destaques e palestras em suas redes sociais.

Primeiro dia: Abertura e debates sobre IA e Sustentabilidade na Febraban Tech 2024

No painel de abertura, o presidente da Febraban, Isaac Sidney, discutiu o tema central do evento com os presidentes dos maiores bancos brasileiros, incluindo Milton Maluhy Filho (Itaú Unibanco), Marcelo Noronha (Bradesco), Mario Roberto Opice Leao (Santander Brasil) e Carlos Vieira (CAIXA). Eles foram unânimes em afirmar que a inteligência artificial é um meio crucial para criar valor para o cliente, redefinindo negócios, empregos e a maneira de interagir com o mundo.

Ainda no primeiro dia, um dos painéis de destaque discutiu como a tecnologia e a sustentabilidade estão impulsionando o agronegócio brasileiro no cenário global da bioeconomia, apesar dos desafios.

Segundo dia: avanços tecnológicos e segurança na Febraban Tech 2024

No segundo dia do evento, Richard Flavio Silva, CISO do Santander Brasil, enfatizou que o futuro não é apenas sobre interagir sem a carteira física e até sem o celular, mas sim sobre consumir sendo apenas você. Frank Moraes, superintendente-executivo de Cibersegurança de TI do Bradesco, reforçou a necessidade de ferramentas de IA para mitigar riscos. Marcelo Henrique L., gerente-geral de Segurança Digital e da Informação do Banco do Brasil, alertou sobre o aumento de novos golpes e a necessidade de uma área estruturada para identificar problemas e o modus operandi dos criminosos.

Todos esses especialistas participaram de um dos painéis do evento:  “IA, biometria, blockchain… Como as tecnologias trabalham a favor da segurança do cliente?”, moderado por Luciane Mari Palmeira Kussuki, gerente de Governança de TI do Banco Safra.

Terceiro dia: Perspectivas futuristas e inovação na Febraban Tech 2024

O terceiro e último dia do evento foi marcado por palestras de grande impacto. Amy Webb, futurista e fundadora do Future Today Inc., discutiu como a Inteligência Artificial está moldando o futuro da humanidade. Representado por um holograma, Gil Giardelli, AI chief research da 5ERA, apresentou a palestra “Onde a IA Gen tocar tudo vai mudar”, destacando o potencial transformador da IA. Ele afirmou que a tecnologia permitirá trazer pessoas do mundo inteiro, com tradução simultânea de inteligência artificial.

Outro destaque foi Esther Duflo, vencedora do Prêmio Nobel de Economia, que apresentou suas perspectivas sobre o impacto econômico das inovações tecnológicas.

O evento também foi palco da divulgação do 2° volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, revelando que sete em cada dez transações bancárias no Brasil são feitas pelo celular. Nos últimos quatro anos, as transações via smartphone cresceram 251%, com mais de 130 bilhões de operações realizadas em 2023. Rodrigo Mulinari (Banco do Brasil), Cíntia Scovine Barcelos (Bradesco) e Sergio Biagini (Deloitte Brasil) discutiram esses resultados, enfatizando a consolidação do dispositivo móvel como o meio preferido para o relacionamento financeiro dos brasileiros.

Conclusão

O Febraban Tech 2024 trouxe como a inovação tecnológica está moldando o futuro do setor bancário. Com palestras inspiradoras, debates profundos e a presença de líderes de várias indústrias, o evento reforçou a importância do uso responsável da inteligência artificial e outras tecnologias emergentes. A Softfocus continuará a acompanhar de perto essas transformações, compartilhando insights e novidades em suas redes sociais.